Descrição
Conhecido como: Amendoim Forrageiro
Nome científico: Arachis Pintoi
Família: Leguminosae
Kg por hectare: 12 kg por hectare.
Origem: América do Sul
Utilidades: Cobertura de solo, proteção contra erosão, pastoreio e jardinagem.
Crescimento: Rasteiro e estolonífero
Quebra de Dormência: A dormência das sementes de amendoim forrageiro é natural e gradualmente superada durante o armazenamento. A velocidade de superação depende da temperatura de armazenamento: quanto mais baixa a temperatura, menor a velocidade de superação da dormência.
Tempo de Germinação: Germinam em até 30 dias.
Características: O amendoim forrageiro não é muito tolerante a períodos de seca prolongados e necessita de irrigação periódica, contudo, demonstra maior resistência do que outros tipos de gramado, quando cultivados nas mesmas condições do cerrado. O amendoim forrageiro não suporta longos períodos de geadas e é delicado ao pisoteio constante. Portanto, é importante ser plantando apenas em local de pastagem.
Ocorrência: As sementes de Amendoim Forrageiro ocorrem em todo território nacional, resistente a climas frios e não exigente a solo. O Amendoim Forrageiro tem ciclo perene e seu desenvolvimento é rápido obtendo-se uma excelente cobertura do solo.
Morfologia: O amendoim forrageiro é uma leguminosa herbácea perene, de crescimento rasteiro, estolonífera cm 20 a 40 cm de altura. Possui raiz pivotante que cresce em média até cerca de 30 cm de profundidade. As folhas são alternas glabras, mas com pêlos sedosos nas margens. O caule é ramificado, cilíndrico, ligeiramente achatado com entrenós curtos e estolões que podem chegar a 1,5 cm de comprimento. A floração é indeterminada e contínua, com as inflorescências axilares em espiga. Cálice bilabiado pubescente com um lábio inferior simples e um lábio superior amplo cm quatro dentes pequenos no ápice, proveniente da fusão de quatro sépalas.