Descrição
Conhecida como: Washintonia ou Palmeira-Leque
Sementes/kg: 900 A 950
Nome popular: Washintonia ou palmeira-leque Características: Originária dos EUA e México. É cultivada em pleno sol. Pode chegar a altura até 15m tem o tronco espesso revestido por bases remanescentes das folhas caídas formando um cruzado que vai desaparecendo com a idade. As folhas secas permanecem aderidas ao tronco por algum tempo formando uma saia. Uso: É uma palmeira muito usada no paisagismo. As mudas jovens são plantas esculturais magníficas e podem ser utilizada isolada, no jardim ou em vasos decorando interiores, também fica perfeita em conjunto e renques.
Origem: Filipinas, Indonésia e Java, na floresta tropical úmida, onde ocorre em grandes colônias.
Características gerais: Palmeira solitária, elegante, desprovida de palmito visível, de 12-15 m de altura. Caule colunar, cinza-claro, revestido durante a juventude por tecido uniformemente trançado, liso e distintamente anelado com a idade, de cerca de 20 cm de diâmetro. Folhas numerosas, em leque, orbiculares, de mais de 1 m de diâmetro, eretas e pouco divididas quando novas, firmes e pendentes quando velhas, com espinhos na base do pecíolo, ausentes com a idade. Inflorescências dispostas entre as folhas, inicialmente arqueadas e depois pendentes, ramificadas, quase excedendo o comprimento destas, com brácteas marrom-avermelhadas. Frutos globosos, vistosos, de cor vermelha e depois pretos quando madur
Exigências ambientais: Palmeira resistente à exposição direta do sol quando adulta, possui boa rusticidade e bom desenvolvimento até mesmo em clima subtropical ameno. De crescimento moderado, retém o aspecto de planta jovem quando implantada em ambiente de meia- sombra
Utilidade: Espécie já relativamente difundida no país, é muito procurada para cultivo em vasos em virtude da forma das folhas caracteristicamente circulares, de grande beleza. É adequada para arborização de parques e grandes jardins, isoladamente, em grupos ou fileiras. Os troncos são utilizados na região de origem em construções e cabos de ferramentas.
Quebra de dormência: Dependendo da variedade e espécies apresenta uma grande quantidade de sementes duras que, para germinarem, precisam ser escarificadas. Para a escarificação da semente pode-se, portanto, recomendar o tratamento com solução de soda cáustica a 20%, adotando-se o seguinte procedimento:
1 – colocar as sementes em um recipiente (de plástico ou metal) em um volume que ocupe aproximadamente a metade do recipiente.
2 – juntar às sementes a soda cáustica em escamas, na proporção de 20% (0,5 kg soda para 2 litros de água, 1 kg soda para 4 litros de água etc.). O volume total de solução depende do número de litros necessários para cobrir com folga as sementes no recipiente.
3 – despejar água sobre a mistura (sementes mais soda) na proporção de 80% da solução (2 litros de água para 0,5 kg de soda, 4 litros de água para 1 kg de soda etc.).
4 – agitar com um pedaço de madeira durante meio minuto. A água, em contato com a soda, irá aquecer, atingindo temperatura entre 60 e 70ºc.
5 – deixar as sementes em contato com a solução durante uma hora. Completado o tempo drenar a solução e lavar as sementes com água abundante, para remover a solução de soda aderida.
6 – deixar as sementes secarem a sombra, devendo a semeadura ser efetuada no máximo até uma semana após a escarificação. É conveniente lembrar que, muitas vezes, devido à variedade de sementes o tempo germinação é diferente entre uma e outra espécie.
7 – as germinações de sementes duras são demorada e irregular. Para acelerá-la e uniformizá-la, sugere-se, no entanto, além da umidade, a semente necessita de muito calor para germinar. Caso o fruto seja umedecido e faltar calor, a semente apodrecerá. Quando a temperatura do solo (onde os frutos serão semeados) encontrar-se abaixo de 25ºc, será conveniente estimular a germinação, através de tratamento térmico complementar. Para tanto, deve-se embrulhar o saco com os frutos pré-umedecidos numa lona plástica preta e expô-lo ao sol forte, por um ou dois dias.
Local de Plantio: Fazer a sementeira com 50% de substrato e 10% de areia grossa forrando, 10% de terra e 30% de serragem ou esterco curtido o fundo da sementeira deve conter 5 a 7 centímetro de brita Nº01 após coloque a mistura acima citada em uma camada acima da brita de 8 a 10 centímetros após coloque as sementes e cubra com 2 centímetro do produto acima citado após fazer isto encharcar a sementeira.
Após cobrir a sementeira com uma lona preta tipo se estivesse cobrindo um silo e a cada 5 dias dar uma olhada para ver se esta precisando ser molhadas se estiver seco molhe e cubra novamente segue esse procedimento até as sementes germinar.
No lugar que você vai fazer a sementeira, colocar tábuas em toda a volta. Pode para fazer a sementeira com 1.5metros de largura e o comprimento do tamanho que preferir, pode ser 1.5m x 10m, com altura de 20 cm. A quantidade de sementes deve ser colocada homogênea na sementeira.Plantar as sementes na sementeira
Semeio: Para que se faça uma muda, coloca-se de 2 a 3 sementes por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente
Irrigação: Irrigue no mínimo 2 vezes ao dia
Germinação: 15 a 45 dias