Semente de Palmeira Cariota

Cariota-de-Touceira, Palmeira-rabo de Peixe.

Categoria:

Descrição

Conhecido como: Cariota-de-Touceira, Palmeira-rabo de Peixe.

 

Nome científico: Caryota mitis lour.

 

Família: Arecaceae

 

Ciclo de Vida: Perene

 

Crescimento: De crescimento moderado a rápido, é uma planta de porte médio

 

Utilidades: No jardim, pode ser utilizada como ponto focal ou pano de fundo, como palmeira solitária ou em touceiras, servindo também para realçar e suavizar construções. Sua impressionante e diferente folhagem é muito atraente, dando um toque tropical, exótico e sofisticado ao mesmo tempo. Por ser densamente entouceirada também presta-se como cerca-viva, com efeito não somente decorativo, mas barrando barulhos, poluição ou a visão. As plantas jovens são perfeitas como plantas envasadas, decorando ambientes internos, pátios e varandas em residências ou salas comercias, shoppings, etc. É de baixa manutenção, que consiste em adubações semestrais e na remoção da folhagem velha e danificada.

 

Tempo de germinação: A germinação da sementes ocorre em cerca de 3 a 4 meses após o plantio.

 

Ocorrência: Malásia, Índia, Sudeste Asiático. Adaptou-se a regiões tropicais e subtropicais do Brasil. Prefere solos bem drenados e tolera climas temperados quentes. É resistente a pleno sol, contudo tolerante a meia-sombra na fase jovem.

 

Características: É bastante rústica e não tem muita preferência quanto ao tipo de solo, desde que seja drenável, mas responde bem ao uso de fertilizantes, orgânicos e químicos, principalmente os nitrogenados, que contribuem para o rápido crescimento e uma cor verde brilhante e vívida.

 

Morfologia: Troncos múltiplos anelados, formando touceira. Folhas bipinadas, com pinas na forma de cunha e ápice denteado, lembrando cauda de peixe. Inflorescências na axila das folhas, formadas ao mesmo tempo de cima para baixo, pendentes, curtas e ramificadas. Frutos globosos, de superfície lisa, com cristais de oxalato de cálcio, posteriormente avermelhados e finalmente pretos.

 

Fenologia: Espécie bastante disseminada, cultivada com frequência em parques e jardins. Destaca-se pelo efeito notável da folhagem.