Descrição
Conhecido como: Eucalipto-de-Cloez, Eucalipto Cloeziana.
Grau*: APS – Tipo Exportação.
Nome científico: Eucalyptus cloeziana F. Muell
Família: Myrtaceae.
Número de mudas por/kg: 40.000 mudas por quilograma.
Origem: Originária da Austrália.
Utilidades: Espécie um tanto rústica e de crescimento rápido, é adequada para reflorestamentos destinados à produção de madeira e polpa. É adaptada para solos rasos e pedregosos, desenvolve-se melhor em regiões subtropicais como o sudeste e sul do Brasil. É também, ocasionalmente, cultivada como árvore de sombra na zona rural.
Crescimento: Crescimento rápido.
Características: Árvore perenifólia, de 30-40 m de altura, originária da Austrália, de tronco ereto, com casca persistente, brandamente sulcada, de cor marrom-escura, escamosa, de 50-70 cm de diâmetro. Ramagem longa e tortuosa, somente disposta na parte superior do tronco, formando copa alongada e densa. Folhas alternas, lanceolado-falcadas, verde-escuras na face de cima, subcoriáceas, quase glabras, de 8-12 cm de comprimento por 2-3 cm de largura, com nervura principal saliente e as secundárias dispostas em ângulo cerca de 45 graus com a principal. Inflorescências em panículas axilares densas, dispostas na região inferior dos ramos, formando um denso emaranhado que facilmente identifica a espécie. Flores brancas, pequenas, com estames brancos, formando botões globosos opérculo indistintos. Frutos do tipo cápsula, globosos, de cerca de 10 mm de diâmetro, com 3-4 valvas levemente exertas (salientes), contendo sementes escuras.
Morfologia: Em sua região de origem (Austrália) chega a atingir 55 m de altura e 2 m de DAP, com excelente forma do tronco. O Eucalipto cloeziana tem grã direita e textura plana (lisa).