Semente de Ipê Verde

Ipê-Verde, Caroba de flor verde, Caroba brava, Ipê de flor verde, Ipê mandioca, Ipê da várzea, Aipê, Cinco chagas, Ipê mirim, Ipê pardo, Caroba do campo, Carobinha verde, Jacarandá.

Descrição

Conhecido como: Ipê-Verde, Caroba de flor verde, Caroba brava, Ipê de flor verde, Ipê mandioca, Ipê da várzea, Aipê, Cinco chagas, Ipê mirim, Ipê pardo, Caroba do campo, Carobinha verde, Jacarandá.

 

Nome científico: Cybistax antisyphilitica (Mart.) Mart.

 

Sementes por kg: 1 kg de semente contém aproximadamente 27.700 unidades.

 

Família: Bignoniaceae.

 

Origem: Brasil.

 

Utilidades: Indicada para a recuperação de áreas degradadas. Ela cria sombra para as espécies secundárias, o que acelera o processo natural de regeneração da vegetação. A madeira não possui pode ser aproveitada para carpintaria.

 

Crescimento: Crescimento moderado.

 

Quebra de dormência: Não há necessidade.

 

Tempo de germinação: 15-25 dias e a germinação geralmente é superior a 60%. 

 

Características: Árvore decídua heliófita, xerófita e seletiva, espécie pioneira, espécie de rara ocorrência, com propriedades medicinais. Não muito exigente com as condições do solo, e que pode ser planta em locais secos e em pleno sol.

 

Ocorrência: Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo.

Morfologia: Árvore de médio porte, 6 a 18 metros de altura, com tronco de 15-40 cm de diâmetro, em geral tortuoso, de casca muito espessa, escura e fendida longitudinalmente. Folhas compostas por 5 folíolos dispostos na extremidade da haste de sustentação, de 15-20 cm de comprimento. Saem todos de um mesmo ponto, abrindo-se como dedos em uma mão. Cada folíolo, oval, mede 718 cm.

 

Fenologia: Floresce em mais de uma época do ano, porém com maior intensidade nos meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre principalmente no período maio-outubro.

 

Época de floração e frutificação: A floração ocorre no verão e outono. A frutificação ocorre principalmente na primavera.