Ipê Amarelo Cascudo

Ipê-Amarelo-Cascudo, Ipê-do-Morro, Ipê, Ipê-Amarelo, Aipé, Ipê-Tabaco, Ipê-Amarelo-Paulista e Pau-D‘arco-Amarelo.

Descrição

Conhecido como: Ipê-Amarelo-Cascudo, Ipê-do-Morro, Ipê, Ipê-Amarelo, Aipé, Ipê-Tabaco, Ipê-Amarelo-Paulista e Pau-D‘arco-Amarelo.

 

Nome científico: Tabebuia chrysotricha (Mart. ex OC.) Standl.

 

Sementes por kg: 1 kg contém aproximadamente 86.000 sementes.

 

Família: Bignoniaceae

 

Origem: Brasil.

 

Utilidades: A madeira é própria para obras externas, como postes, peças para pontes, tábuas para cercas, currais e haras, para obras internas em construção civil, como tábuas e tacos para assoalho, rodapés, molduras, etc. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor; é a espécie de Ipê-Amarelo mais cultivada em praças e ruas. É particularmente útil para arborização de ruas estreitas sob fiação elétrica, em virtude de seu pequeno porte. De rápido crescimento, não pode faltar em reflorestamentos mistos de áreas degradadas.

 

Crescimento:  O crescimento do ipê-amarelo é considerado moderado. A árvore atinge 3,5 metros só aos 2 anos de idade

 

Quebra de dormência: Não há necessidade.

 

Tempo de germinação: 8-14 e a germinação das sementes frescas geralmente é superior a 60%.

 

Características: Planta decídua, heliófita, característica de formações abertas da floresta pluvial do alto da encosta atlântica. Sua dispersão é descontínua e irregular, geralmente ocorrendo em baixa frequência. É mais frequente nas formações secundárias localizadas sobre solos bem drenados de encostas.

 

Ocorrência: Espírito Santo até Santa Catarina, sobretudo na floresta pluvial atlântica.

 

Morfologia: Altura de 4-10 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro. Ramos novos e pecíolos cobertos por densa pubescência ferrugínea. Folhas compostas 5-folioladas; folíolos pubescentes em ambas as faces, ásperos, coriáceos, de 5-10 cm de comprimento.

 

Fenologia:  Floresce durante os meses de agosto-setembro, geralmente com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos amadurecem a partir do final de setembro a meados de outubro.

 

Época de floração e frutificação: No início da primavera ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. A frutificação ocorre na primavera. 

Sementes Caiçara

Sementes Caiçara, sempre inovando para melhor atendê-los.

Fale Conosco

Rua Coroados, 250 | Brejo Alegre - SP CEP: 16265-000
WhatsApp: (18) 99691-9216
Atendimento: (18) 3646-1337

Siga-nos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades.

    pt_BRPortuguese