Caviúna

Caviúna, pau ferro, sabiúna, jacarandá-fero(SP), jacarandá-violeta, caviúna-vermelha(PR), penanguba (MG), violeta (MG, ES), caviúna-rajada, candeia do sertão, jacarandá-caviúna, suca (GO), candeia.

Descrição

Conhecido como: Caviúna, pau ferro, sabiúna, jacarandá-fero(SP), jacarandá-violeta, caviúna-vermelha(PR), penanguba (MG), violeta (MG, ES), caviúna-rajada, candeia do sertão, jacarandá-caviúna, suca (GO), candeia.

 

Nome científico: Machaerium scleroxylon Tul.

 

Sementes por kg: Um kg de fruto contém cerca de 4.500 unidades..

 

Família: Leguminosae·Papilionoideae

 

Origem: Brasil.

 

Utilidades: A madeira é própria para mobiliário de luxo, para acabamentos internos em construção civil, como tábuas e tacos para assoalhos, molduras, portas, rodapés, lambris, painéis, para confecção musical, artefatos decorativos, cabos de peças de cutelaria, etc. A árvore é bastante ornamental, pincipalmente pelo tronco marmorizado e pela folhagem delicada, podendo ser usada com sucesso no paisagismo; é particularmente interessante para a arborização de ruas, pela presença dos espinhos que inibe a ação de vandalismo enquanto a planta é jovem. É útil para plantios mistos em áreas degradadas de preservação. 

 

Crescimento: Tem desenvolvimento considerado moderado 

 

Quebra de dormência: Não há necessidade

 

Tempo de germinação: 20-40 dias 

 

Características: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica da floresta latifoliada semidecídua. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa como em formações secundárias, chegando em certas regiões do norte do Paraná a ser considerada planta daninha de pastagem. Apresenta nítida preferencia por terrenos altos, geralmente pedregosos, que possuem rápida drenagem, porém ocorrem quase sempre em solos argilosos e férteis. Sua produção de sementes é irregular, ocorrendo em abundância somente a cada dois anos.

 

Ocorrência: Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecídua.

 

Morfologia: Planta espinhenta de 15-25 m de altura, com tronco canelado e descamante, de 50-92 de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, com 11-17 folíolos glabros na face superior e ferrugíneo-pubescentes na inferior, de 10-25 mm de comprimento por 7-10 mm  de largura. Inflorescências em panículas terminais.

 

Fenologia: Floresce durante os meses de novembro-janeiro. Os frutos amadurecem em julho-setembro. 

Época de floração e frutificação: Floresce de novembro a janeiro e frutifica entre julho e setembro.

Sementes Caiçara

Sementes Caiçara, sempre inovando para melhor atendê-los.

Fale Conosco

Rua Coroados, 250 | Brejo Alegre - SP CEP: 16265-000
WhatsApp: (18) 99691-9216
Atendimento: (18) 3646-1337

Siga-nos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades.

    pt_BRPortuguese