Descrição
Conhecido como: Capixingui, Tapixingui, Velame e Capexingui.
Nome científico: Croton floribundus Spreng.
Sementes por kg: 1 kg de semente contém cerca 24.900 unidades.
Família: Euphorbiaceae
Origem: América Latina.
Utilidades: Madeira indicada para caixotaria leve, artefatos de madeira, carpintaria, obras internas, esteios, confecção de chapas aglomeradas, brinquedos e tabuados em geral. As flores são melíferas. A árvore, como planta pioneira tolerante à áreas abertas, é útil para a composição de plantios mistos em reflorestamentos de áreas degradadas de preservação permanente.
Crescimento: Crescimento rápido.
Quebra de dormência: Quanto ao tipo de dormência das sementes de capixingui, apresentam dormência endógena, necessitando de alternância de temperatura para facilitar a germinação.
Tempo de germinação: 20-40 dias.
Características: Planta decídua ou semidecídua, heliófita, pioneira, característica de matas secundárias da floresta semidecídua. Ocorre também no interior da mata primária que sofreu interferência do homem durante a extração de madeira, sobretudo nas bordas. Sua dispersão é maior em regiões de altitude e na floresta semidecídua da bacia do Paraná.
Ocorrência: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, principalmente na floresta latifoliada semidecídua.
Morfologia: Altura de 6-15 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro, revestida por casca fina com ritidoma lenticelado e de cor acinzentada devido à intensa proliferação de líquens. Inflorescência em racemos curtos, com flores femininas basais e masculinas apicais. Fruto cápsula tricoca equinacárpica, com deiscência explosiva.
Fenologia: Floresce durante outubro-dezembro. A maturação dos frutos verifica-se em janeiro-fevereiro.
Época de floração e frutificação: Floresce no final de Dezembro. Frutos maduros de Janeiro a Fevereiro.