Descrição
Conhecido como: Jucá, Pau-Ferro, Ibirá-Obi, Imirá-Itá.
Nome científico: Caesalpinia ferrea Mart. ex Tul. Var. ferrea
Sementes por kg: 1 kg de sementes contém aproximadamente 5.200 unidades.
Família: Leguminosae-Caesalpinoideae
Origem: América do Sul, Brasil.
Utilidades: A madeira é empregada na construção civil, como vigas, esteios, caibros, estacas, etc. A árvore é útil para o paisagismo em geral, apresentando ótimas características ornamentais e proporcionando boa sombra. Entretanto, devido a facilidade com que seus ramos são quebrados pelo vento, o plantio dessa espécie deve ser evitado em áreas de grande circulação. Como planta tolerante ao plantio em áreas abertas e de rápido crescimento, é interessante para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas.
Crescimento: Seu crescimento é rápido, principalmente nos primeiros anos.
Quebra de dormência: Os tratamentos com água quente a 80°C e calor seco a 72°C apresentaram-se como bons métodos para quebra de dormência do Pau Ferro.
Tempo de germinação: 7-15 dias e a taxa de germinação geralmente é superior a 60%.
Características: Planta semidecídua, heliófita, seletiva higrófita, característica da mata pluvial da encosta atlântica. Ocorre preferencialmente em várzeas e fundo de vales onde o solo é fresco e úmido, tanto no interior da mata primária denso como em formações abertas e secundárias. Apresenta dispersão irregular e descontínua, porém quase sempre em baixa densidade populacional.
Ocorrência: Piauí até São Paulo na floresta pluvial da encosta atlântica.
Morfologia: Altura de 20-30 m, com tronco pouco fenestrado, liso e marmorizado, de 50-80 cm de diâmetro. Flores em panículas terminais, amareladas, diclamídeas, zigomorfas, com ovário súpero. Frutos vagem lustrosa e indeiscente.
Fenologia: Floresce a partir do final de novembro, prolongando-se até janeiro. Os frutos amadurecem em Julho-agosto.
Época de floração e frutificação: A floração ocorre no final da primavera e verão. A frutificação ocorre no inverno.