Descrição
Conhecido como: Noni.
Nome científico: Morinda citrifolia L.
Família: Rubiaceae
Origem: Nativa do Sudeste da Ásia, Indonésia e Polinésia.
Utilidades: Tratamento de diversas patologias, como: dislipidemia, diabetes, câncer, hipertensão, cicatrização, dentre outras.
Crescimento: Pode crescer até 9 m de altura e tem folhas finas.
Quebra de dormência: Imersão em água por 48 horas.
Tempo de germinação: 60 dias e a taxa de germinação geralmente é superior a 50%.
Características: O noni cresce tanto em florestas tropicais, como em terrenos rochosos, ou arenosos. É tolerante a solos salinos e certas condições de seca. É, portanto, encontrado numa grande variedade de habitats: terrenos vulcânicos, ou mesmo em terr calcária.
Morfologia: A árvore pode ter de 3 a 10 metros de altura, na sua forma adulta. As folhas são grandes e perenes, elípticas e verde-escuras. As flores são pequenas e brancas. Os frutos tem um forte odor quando maduros, são ovais, contem muitas sementes e podem chegar a pesar 800 gr.
Fenologia: Floresce durante todos os meses do ano, porém Nos meses de maio, outubro e novembro foram registrados as maiores médias de dias de floração. A frutificação mais intensa ocorre nos meses de maio e novembro.
Época de floração e frutificação: A floração é mais intensa na primavera e a frutificação mais intensa no inicio do outono e final da primavera.