Semente de Peroba do Cerrado

Peroba-do-Cambo, Peroba-do-Cerrado, Pau-Pereira-do-Campo, Pereira-do-Campo, Taroba (MS).

Descrição

Conhecido como: Peroba-do-Cambo, Peroba-do-Cerrado, Pau-Pereira-do-Campo, Pereira-do-Campo, Taroba (MS).

 

Nome científico: Aspidosperma tomentosum Mart.

 

Sementes por kg: 1 kg se sementes contém aproximadamente 2.100 unidades.

 

Família: Apocynaceae.

 

Origem: América Latina.

 

Utilidades: A madeira é empregada na confecção de móveis e objetos decorativos. Devido a suas pequenas dimensões é mais apropriada para a confecção de pequenas pelas como brinquedos, utensílios domésticos, instrumentos, caixas e cabos de ferramentas em geral. Sua casca fornece cortiça de até 1 cm de espessura. A árvore possui qualidades ornamentais que, apesar do crescimento lento, pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral.

 

Crescimento: O desenvolvimento das mudas no campo é lento, não ultrapassando 2,5 metros aos 2 anos.

 

Quebra de dormência: Não apresenta dormência.

 

Tempo de germinação: 15-25 dias e a taxa de germinação é superior a 50%.

 

Características: Planta semidecídua, heliófita e seletiva xerófita, característica dos cerrados do Brasil Central. Apresenta distribuição continua, porém esparsa ao longo de sua área de distribuição. Sua casca grossa e corticosa permite sobreviver a ação do fogo, fazendo com que sua ocorrência aumente em anos secos em detrimento de outras espécies mais sensíveis a esse fenômeno.

 

Ocorrência: Piauí, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul e São Paulo, nos cerrados e cerradões arenosos. Também no Paraguai e Bolívia.

 

Morfologia: Planta lactescente de 5-8 m de altura, com ramos grossos. Tronco tortuoso, de 20-30 cm de diâmetro, com casca grossa e corticosa. Folha quase séssil, quando novas densamente alvo-fomentosas, de 9-25 cm de comprimento por 4-10 cm de largura. O epiteto especifico “tomentosum” de seu nome é alusivo a essa característica de suas folhas jovens. Flores pequenas, branco-tomentosas e muito perfumadas, reunidas em cimeiras terminais. Frutos semi-lenhosos (folículo), deiscente, contendo 4-8 sementes membranáceas cada.  

 

Fenologia: Floresce durante os meses de setembro-outubro juntamente com o surgimento de novas folhas. Os frutos amadurecem a partir de julho.

 

Época de floração e frutificação: A floração ocorre na primavera, já a frutificação ocorre no inverno.