Semente de Monjoleiro

Monjoleiro, Monjoleira, Juqueri-Guaçu, Maricá, Paricá-Branco e Paricarana-de-Espinho, Acácia-Monjolo.

Descrição

Conhecido como: Monjoleiro, Monjoleira, Juqueri-Guaçu, Maricá, Paricá-Branco e Paricarana-de-Espinho, Acácia-Monjolo.

 

Nome científico: Acacia polyphylla DC.

 

Sementes por kg: 1 kg de sementes contém aproximadamente 9.600 unidades.

 

Família: Mimosoideae (Leguminosae)

 

Origem: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins.

 

Utilidades: A madeira é própria para marcenaria, torno e obras internas. A casca serve para curtir couro. A árvore possui copa frondosa proporcionando boa sombra, além de ser ornamental quando em flor. Pode ser empregada na arborização rural. Como planta pioneira e rústica, não pode faltar nos reflorestamentos mistos destinados à preservação permanente.

 

Crescimento: O desenvolvimento das plantas no campo é também bastante rápido, alcançando facilmente 4-5 m aos 2 anos.

 

Quebra de dormência: Não há necessidade. Contudo, antes da semeadura, as sementes devem ser imersas em água fria, por 2 horas, para acelerar e uniformizar a germinação.

 

Tempo de germinação: 4-8 dias e a taxa de germinação geralmente é alta (mais de 90%).

 

Características: Planta semidecídua ou decídua, seletiva xerófita, heliófita e pioneira, porém também expressivamente dispersa nas florestas primárias da bacia do Paraná. Nas formações secundárias, sua ocorrência é expressiva em todos os estágios sucessionais, particularmente nas encostas e topos de morros de terrenos pedregosos.

 

Ocorrência: Região Amazônica até o Paraná, na floresta latifoliada semidecídua. É particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

 

Morfologia: Planta espinescente, de 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa, com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestida por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Flores brancas, actinomorfas, diclamídeas, de corola com prefloração valvar. Fruto legume deiscente e achatado.

 

Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre no período agosto-setembro com a planta quase totalmente despida de sua folhagem.

 

Época de floração e frutificação: A floração ocorre no verão e outono, já a frutificação ocorre no final do inverno e, principalmente, na primavera.

 

Amadurecimento do Fruto: Setembro.