Embaúba

Embaúva, Embaúba, Imbaúba, Umbaúba, Umbaubeira, Umbaúba-do-Brejo, Embaúba-do-Brejo, Imbaúba-Branca, Ambaíba, Árvore-da-Preguiça e Caixeta.

Descrição

Conhecido como: Embaúva, Embaúba, Imbaúba, Umbaúba, Umbaubeira, Umbaúba-do-Brejo, Embaúba-do-Brejo, Imbaúba-Branca, Ambaíba, Árvore-da-Preguiça e Caixeta.

 

Nome científico:  Cecropia pachystachya Trécul

 

Sementes por kg: 1 kg de semente contém aproximadamente 800.000 unidades.

 

Família: Cecropiaceae

 

Utilidades: A madeira pode ser empregada na confecção de brinquedos, caixotaria leve, saltos para calçados, lápis, compensados e polpa celulósica. A árvore apresenta qualidades ornamentais, principalmente por sua forma característica, podendo ser empregada com sucesso no paisagismo. As folhas são muito apreciadas por bichos-preguiça e, os frutos, produzidos anualmente, são avidamente procurados por várias espécies de pássaros; é ótima para reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas.

 

Crescimento: Crescimento rápido.

 

Quebra de dormência: Não há necessidade.

 

Tempo de germinação: 25-40 dias.

 

Características: Planta perenifólia, heliófita, pioneira e seletiva higrófita, característica de solos úmidos em beira de matas e suas clareiras. Prefere as matas secundárias, sendo rara no interior da mata primária densa; pode ser encontrada também em capoeiras novas situadas junto à vertentes ou cursos d‘água em terrenos baixos com lençol freático superficial. Em seu tronco ôco vivem formigas.

 

Ocorrência: Ceará, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até Santa Catarina, em várias formações vegetais.

 

Morfologia: Planta dióica de 4-7 m de altura, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Folhas divididas em 9-10 lobos separados até o pecíolo por espaços de 2-3 cm, com a face superior um tanto áspera e a inferior níveo-tomentosa, o maior mede 40-43 cm de comprimento e o menor 16/18 cm.

 

Fenologia: Floresce em setembro-outubro. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de maio-junho.

 

Época de floração e frutificação: A floração ocorre de setembro a outubro. Frutificação dos frutos maduros de maio a junho.

Sementes Caiçara

Sementes Caiçara, sempre inovando para melhor atendê-los.

Fale Conosco

Rua Coroados, 250 | Brejo Alegre - SP CEP: 16265-000
WhatsApp: (18) 99691-9216
Atendimento: (18) 3646-1337

Siga-nos

Newsletter

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades.

    pt_BRPortuguese