Descrição
Conhecido como: Cerejeira amburana, cumaru-do-ceará, cumaré, cumaru-das Caatingas, imburana.
Nome científico: Amburana cearensis (Fr. All) A. C. Smith.
Sementes por kg: 1 kg de frutos contém aproximadamente 1.650 sementes.
Família: Leguminosae-Papilionoideae
Origem: América latina.
Utilidades: Sua madeira é empregada para mobiliário fino, folhas faqueadas decorativas, tanoaria, lambris, esculturas, balcões e marcenaria em geral. As sementes possuem odor agradável de cumarina e foram usadas outrora para perfumar roupas. A árvore é muito ornamental, principalmente pelo tronco e ramos, que são lisos de cor marrom-avermelhado ou vinho.
Crescimento: Apresente crescimento lento.
Quebra de dormência: Não há necessidade.
Tempo de germinação: 15-25 dias e a germinação geralmente é superior a 80% para sementes recém-colhidas.
Características: Planta heliófita, seletiva xerófita, decídua, característica de afloramentos calcários e terrenos secos em matas decíduas. Na Caatinga, a sua dispersão é ampla, porém descontínua; na floresta latifoliada semidecídua sua presença é restrita aos afloramentos rochosos ou calcários.
Ocorrência: Nordeste do País na Caatinga, no Espírito Santo e Minas Gerais na floresta pluvial do Vale do Rio Doce e nos afloramentos calcários e matas decíduas dos Estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em Rondônia, Acre e Amazonas ocorre a espécie Amburana Acreana muito semelhante a esta.
Morfologia: Mede de 4 a 10 metros na caatinga e 10 a 20 metros na Mata pluvial e caducifólia, com tronco de 40 a 80 centímetros de diâmetro, revestido por casca marrom avermelhada com ritidomas laminados. Contém frutos em forma de vagens deiscentes.
Fenologia: Com a planta quase totalmente despida de suas folhagens, floresce em Abril a Junho. A maturação dos frutos inicia-se em Agosto junto ao surgimento das novas folhagens, estendendo-se até Setembro.
Época de floração e frutificação: O período de floração ocorre no início da estação seca, entre maio e julho, e a frutificação se dá de agosto a outubro.