Semente de Caju Amarelo

Cajueiro, acajaíba, acaju, acajuíba, caju-manso, caju-banana, caju-manteiga, caju-da-praia, caju-de-casa.

Descrição

Conhecido como: Cajueiro, acajaíba, acaju, acajuíba, caju-manso, caju-banana, caju-manteiga, caju-da-praia, caju-de-casa.

 

Nome científico:  Anacardium occidentale L.

 

Sementes por kg: 1 kg de semente contém cerca 240 unidades.

 

Família: Anacardiaceae.

 

Origem: Região nordeste do Brasil.

 

Utilidades: – A madeira é apropriada para construção civil, serviços de torno, carpintaria e marcenaria, confecção de cabos de ferramentas agrícolas, cepas de tamanco e caixotaria. A árvore é muito cultivada em quase todo o país e no exterior para a obtenção de seu pseudofruto (caju) e de sua castanha; os frutos são muito consumidos em todo o país, e a castanha é bastante popular e exportada para quase todo o mundo. Os frutos ou pedúnculos podem ser consumidos in natura, na forma de suco e de doces caseiros. O suco de seu fruto é industrializado e altamente apreciado em todo o país. A casca da castanha fornece um óleo industrial. É planta indispensável nos pomares caseiros da costa litorânea. As flores são melíferas.

 

Crescimento: O cajueiro é uma planta de crescimento intermitente, isto é, apresenta um período de reduzido crescimento vegetativo, considerado como um aparente repouso vegetativo.

 

Quebra de dormência: Pode-se aumentar a germinação das sementes ensaiando-se algum tipo de escarificação, uma vez que a baixa germinação das sementes esteja relacionada com a dureza de seu tegumento. 

Tempo de germinação: 10-20 dias. 

Características: Planta decídua, heliófita e espontânea em muitas regiões da costa norte e nordeste do país, onde forma pequena árvore. Cresce normalmente em quase todos os solos secos, entretanto dificilmente produz frutos em solos argilosos. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, prontamente disseminadas pela fauna. 

 

Ocorrência: Nativo nos campos e dunas da costa norte do Brasil e bastante cultivado nas regiões norte e nordeste.

 

Morfologia: Árvore de até 10 m de altura, com tronco tortuoso. As folhas são coriáceas e as flores bissexuais, dispostas em panículas. O pedúnculo engrossado é considerado o fruto, quando na verdade, a castanha é o verdadeiro fruto.

 

Fenologia: Floresce a partir do mês de junho, prolongando-se até novembro. Os frutos amadurecem nos meses de setembro até janeiro.

 

Época de floração e frutificação: A floração se inicia em junho, já a frutificação ocorre em setembro-janeiro.