Descrição
Conhecido como: Pereiro, Pereiro-De-Saia, Peroba-Rosa.
Nome cientifico: Aspidosperma pyrifolium
Família: Apocynaceae
Origem: Nativa Da Caatinga.
Utilidades: Planta extremamente ornamental pelo formato de sua copa e de casca medicinal.
Tempo de germinação: 15 à 45 dias.
Ocorrência: Ocorre caracteristicamente nas caatingas do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e norte de Minas Gerais, na zona de sertão baixo e aixios argilosos, próximos a leitos de rios e elevações de terra, e também entre pedras e rochedos.
Morfologia: Árvore de tamanho médio, com 7–8 m de altura, lactescente, com caule bem desenvolvido, ereto e de copa normal em ambientes não degradados, casca de sabor amargo, lisa, acinzentada, com lenticelas brancas quando jovem, e rugosa, largando em placas irregulares quando idosa. Folhas simples, alternas, ovais, de 4–9 cm de comprimento, amargosas e coriáceas, flores aglomeradas em pequenas cimeiras terminais, alvas, pequenas, de perfume muito agradável, que se espalha pela caatinga.
Fenologia: Quando a planta está despida de folhagem, ocorre o florescimento entre os meses de outubro a novembro. A maturação dos frutos ocorre de agosto a setembro.
Época de floração e frutificação: A floração ocorre durante o período da primavera, enquanto a frutificação ocorre durante o inverno.