Semente de Tarumã Azeitona

Tarumã, Azeitona-do-Mato, Tapinhoan, Tarumã-Preta, Tarumã-de-Montevidéu, Tarumã-do-Mato, Tarumã-Azeitona, Azeitona-Brava, Azeitona-da-Terra, Tarumã-Romã e Sombra-de-Touro.

Descrição

Conhecido como: Tarumã, Azeitona-do-Mato, Tapinhoan, Tarumã-Preta, Tarumã-de-Montevidéu, Tarumã-do-Mato, Tarumã-Azeitona, Azeitona-Brava, Azeitona-da-Terra, Tarumã-Romã e Sombra-de-Touro.

 

Nome cientifico: Vitex montevidensis Cham.

 

Sementes por kg: Aproximadamente 4.000 sementes por kg.

 

Família: Angiospermae – Lamiaceae

 

Origem:  Tupi-guarani

 

Utilidades: A madeira é utilizada na construção civil, obras hidráulicas e expostas, como postes, dormentes, mourões, esteios, vigas de pontes, para confecção de cepas de tamancos, tonéis, etc. Suas flores são melíferas. Os frutos são comestíveis e muito procurados por macacos e pássaros, entre outras espécies.  Por ser bastante ornamental, a árvore pode ser utilizada no paisagismo e na arborização urbana. Planta rústica e adaptada ao crescimento em áreas abertas pode ser usada em plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente, especialmente a beira de rios e represas.

 

Crescimento: Seu crescimento é de rápido a médio.

 

Quebra de dormência: Não há necessidade.

 

Tempo de germinação: 10 a 15 dias.

 

Características: Planta decídua, heliófita, indiferente às condições físicas do solo, característica das florestas semidecíduas de altitude e da bacia do Paraná. Ocorre no interior da mata primária densa, bem como em formações abertas secundárias. Pode ser encontrada em vários ambientes, de solos muito secos, pedregosos, até solos úmidos nas matas de galeri

 

Ocorrência: Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, na mata de pinhais e semidecíduas da bacia do Paraná e de altitude.

 

Morfologia: Altura de 5-20 m (até 12 m quando isolada), com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca escamosa pardo acinzentada, que solta placas longas. Folhas compostas digitadas e flores roxas em corimbos axilares.

 

Fenologia: Floresce de outubro a dezembro, junto com o aparecimento das novas folhas. Os frutos amadurecem de janeiro a março.

 

Época de floração e frutificação: A floração começa a ocorrer em meados da primavera até o início do verão, enquanto a frutificação ocorre no verão e início do outono.