Central de Atendimento

(18) 3646-1337
(18) 99691-9216 | 99716-4830

vendas@sementescaicara.com.br

Seg à Sex: 8h às 18h
Sábado: 8h às 12h

Olho de dragão



Olho de dragão

COMPRE AGORA

 NOME CIENTÍFICODimocarpus longan.

NOME POPULAR: Longaneira que produzo o fruto chamado: Olho-de-dragão, longan, longana, longonha, Euphoria Longana, Dragon’s Eye.

Nota: Recebe o nome popular de “olho-de-dragão”, porque quando o fruto é aberto, sua semente única, arredondada e brilhante, formando um conjunto com a fruta, se assemelha a íris de um olho.

FAMÍLIA: Sapindaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sul da Ásia - China.

PORTE: Em torno de 6 a 7metros de altura, mas pode chegar atingir um pouco mais de 15 metros ao longo dos anos, em condições favoráveis.

FOLHAS: Pecioladas e alternas, tendo um número variável de folíolos dispostos em ráquis (pecíolo principal de uma folha pinada), de forma alternada.

FLORES: Suas inflorescências possuem flores hermafroditas e tem coloração castanho-amareladas.

FRUTOS: Drupa esférica, de coloração castanha, com 2 a 3cm de diâmetro, sua polpa é doce, carnuda, macia e suculenta, de sabor diferente, lembra um pouco o gosto do melão e sua textura é parecida com a da lichia. Tem uma única semente grande  A safra acontece no verão.

TRONCO: De textura rugosa, sua copa varia entre redonda e ereta.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado. Antes de atingir sua fase adulta a planta exige cuidados especiais e o solo deve ser mantido sempre úmido, mas na quantidade certa de umidade.

CLIMA: Aprecia clima subtropical, não tolera frio intenso.

PODA: Fazer poda de condução, cortando brotações laterais, ramos secos e mal formados.

CULTIVO: Demora cerca de 8 a 10 anos para frutificar se produzidas a partir de sementes, Aprecia solo arenoso, rico em matéria orgânica. Antes de se tornar adulta exige cuidados especiais.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 40 X 40 cm, misture bem na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido,ou fertilizante orgânico composto.

UTILIZAÇÃO: Frutífera exótica, interessantes de ter em seu pomar, desde que situado em regiões de clima adequado para seu desenvolvimento pleno. 

PROPAGAÇÃO: Por sementes, alporquia  e estacas.

PLANTA MEDICINAL: Tem muitas propriedades medicinais, o consumo da fruta in natura, previne anemia, reduz febre e ameniza problemas de insônia. Suas folhas são utilizadas no tratamento de alergias, doenças cardiovasculares e diabetes.